Silvana Moreira vence o Desafio Virtual de Agosto/2021
01/09/2021 :: Tema: "Arquitetura Urbana"
Para as atividades virtuais do mês de Agosto, nossos associados foram desafiados a apresentar uma fotografia no tema "Arquitetura Urbana", em Cor, proposto por Luís Fernando Barp, vencedor do concurso anterior.

O desafiante estabeleceu o seguinte conceito/orientação para o tema: "As fotos precisam retratar construções de uma cidade, independente do tamanho dela, mas não pode ser um ambiente rural. Uma casa colonial, de séculos atrás, bem como um moderno edifício, um monumento, uma ponte, uma favela, um conjunto habitacional ou outros tipos de edificações, atendem ao tema. A estética da construção, o ângulo de captura da foto, são pontos a serem observados. A presença de elemento humano é aceita, porém não pode estar em destaque. Obrigatoriamente em Cores".

Antes mesmo das postagens, os concorrentes iniciaram uma discussão sobre a abrangência do tema, o que se mostrou produtivo, intrigante e desafiador, no objetivo de tentar-se fugir do óbvio, mas não do que estava sendo exigido.

27 fotografias foram inscritas e a diversidade estética mostrou-se muito presente. Os ângulos, composições, as texturas, o tratamento da imagem, o novo e o velho ou a contraposição de ambos, os reflexos, as cores, os grafismos em linhas e curvas, as perspectivas, os aspectos históricos relevantes, o inusitado ou até mesmo a escolha do que mostrar, muitos foram os fatores que demonstraram claramente o trabalho e interferência do fotógrafo no momento de apresentar determinada obra arquitetônica pronta.

As fotos foram analisadas e discutidas em uma live realizada na noite de ontem, 31/08/2021, que foi enriquecida pelos interessantíssimos comentários de nosso colega associado Roberto Filippini, arquiteto de formação e um grande estudioso da estética e dos aspectos históricos da arquitetura mundial.

Depois dos estudos, foi apresentado o resultado, consagrando-se vencedora a fantástica fotografia de Silvana Moreira.
Dentre o comentários registrados, destacam-se os seguintes: "O velho e o novo em completa harmonia, as linhas, cores e os reflexos deram ritmo à imagem; o ângulo faz dessa foto algo fora do comum; bom enquadramento, composição e tratamento; bem explorado o reflexo; a estratégia de mostrar diferente o que já se contrapunha em épocas e estilos arquitetônicos, com a simplicidade do vidro esticado à frente a dar nova perspectiva de vida ao antigo nele 'agarrado' e refletido; uma releitura do recurso do espelhamento da fachada antiga, usando uma forte tonalidade das cores..."

Parabéns, Silvana!!! Tua foto conquistou os aplausos de todos nós. Um paradoxo entre novo e velho muito bem capturado em ângulo, composição, reflexo, tons, cores, nitidez, narrativa e tratamento impecável.

Para ver o álbum completo, com todas as fotografias participantes, clique aqui.